Fiat Uno de volta ao Brasil: 5 coisas que já sabemos sobre ‘queridinho’ dos brasileiros

O Fiat Uno, um dos carros mais emblemáticos das ruas brasileiras, está prestes a voltar ao mercado nacional.

A montadora italiana lançou recentemente, na Europa, o Grande Panda, hatch compacto que se destaca pelo design inspirado na primeira geração do Panda. Essa estratégia de fusão entre os modelos Uno e Panda promete repetir o sucesso em 2026.

A relação entre o Uno e o Panda não é nova. Em 2010, enquanto o Brasil conhecia o Uno com design moderno, a Europa recebia um refinado Panda baseado no mesmo projeto.

A estratégia parece repetir-se, desta vez, com a introdução do “novo Uno” no mercado brasileiro, cujo nome ainda é incerto. Contudo, a expectativa é forte para que adote o consagrado nome Uno.

Recentemente, o Grande Panda foi avistado em testes no Brasil, gerando especulações de que será o sucessor do Fiat Argo. Caso isso se concretize, o modelo poderá trazer uma forte identificação com o mercado local, similar ao impacto do Panda na Europa.

Confira, a seguir, alguns detalhes do que se pode esperar do novo Uno brasileiro.

O que esperar do ‘novo Uno’?

Foto: Divulgação/Stellantis

Veja abaixo algumas novidades que já sabemos sobre a chegada do que pode ser o novo Uno brasileiro:

1. Substituição do Argo e possível descontinuação do Mobi

O Fiat Argo, há quase oito anos no mercado, não sofreu grandes alterações. O novo Uno está previsto para substituí-lo, apesar de uma remodelação do Argo estar prevista para 2025.

Como a Fiat ocupa um posicionamento acima da Citroën, o Mobi pode ser descontinuado, deixando o C3 como carro de entrada do grupo no Brasil.

2. Versão básica adaptada

Imagens do Grande Panda mostram uma versão básica com rodas de aço e acabamento simplificado, sugerindo adaptabilidade para o mercado brasileiro.

Essa versão, possivelmente com escada no teto, deve atender ao público local com uma configuração acessível.

3. Custo inferior à versão europeia

Os preços do Grande Panda na Europa variam entre 18.900 e 27.900 euros. No Brasil, o novo Uno precisará ser mais acessível, com o topo de linha girando em torno de R$ 110 mil.

Certamente, ajustes serão feitos para viabilizar um preço mais competitivo aqui.

4. Nome incerto

Embora o nome Uno não esteja oficialmente confirmado, internamente o projeto é conhecido como F1H. Nos bastidores, o apelido “novo Uno” prevalece, dada a força do nome no mercado brasileiro. Entretanto, a oficialização ainda está pendente.

5. Tecnologia híbrida

A Fiat planeja incorporar eletrificação em todos os seus modelos até 2028. O novo Uno deverá incluir uma versão híbrida leve, semelhante ao sistema de 12V presente nos modelos Pulse e Fastback.

Essa iniciativa visa atender à crescente demanda por veículos mais sustentáveis.

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