Adoção ilegal: relato em rede social ajudou médico de 28 anos a encontrar pais biológicos


João Dias contou com o auxílio de amigos e desconhecidos para montar o quebra-cabeça em busca da própria história. Jovem descobre adoção ilegal e reencontra pais biológicos após 28 anos
O Fantástico deste domingo contou a história de João Dias, médico brasileiro de Guarapuava, no Paraná, que descobriu que tinha sido adotado ilegalmente ao tentar tirar a cidadania portuguesa.
Um dos documentos que precisava para o processo era a certidão de casamento dos pais. Quando o documento chegou do cartório, ele teve a primeira surpresa: sua mãe era divorciada, ao contrário do que ela sempre dizia. Descobriu também que ela era nove anos mais velha do que dizia.
Aos 28 anos, João resolveu compartilhar o que estava descobrindo nas redes sociais e contou com o auxílio de amigos e desconhecidos para montar o quebra-cabeça em busca da verdade.
Algumas pessoas que viram os vídeos de João confirmaram as suspeitas de adoção ilegal, inclusive sua tia paterna. A partir disso, ele iniciou uma jornada para descobrir quem eram seus pais biológicos e onde estavam.
Corrente pela verdade
Uma das pessoas que ajudaram João na busca pela verdade foi Marli Ebert, educadora apaixonada por montar árvores genealógicas.
Com a ajuda de um exame genético que comparou o material de João com 400 mil perfis, ela conseguiu identificar os nomes de seus tataravós.
“Depois disso, a gente teve uma forte desconfiança de que eu descendia de um dos filhos do Adão, que era o Marino Mallmann. A gente decidiu que iria de descendente em descendente do Marino Mallmann, perguntando: ‘Tem alguma história na tua família de uma criança que foi adotada, vendida, perdida, roubada?'”, conta João.
Um homem respondeu e sinalizou que João poderia ser filho de seu irmão, que hoje mora em Novo Xingu, noroeste do Rio Grande do Sul. Um exame de DNA confirmou a suspeita.
Depois de entrar em contato com o pai e irmãos biológicos, João também conseguiu localizar sua mãe, Ana Maria.
Ana contou que foi sozinha para a maternidade em Guarapuava dias antes da data prevista para o nascimento do João. Segundo ela, no local, ela teria sido coagida por uma enfermeira a entregar o bebê para um casal.
Cerca de 28 anos depois da separação dolorosa, João e a mãe finalmente tiveram um reencontro.
Jovem descobre adoção ilegal e reencontra pais biológicos após 28 anos
Reprodução/TV Globo
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.