De São Pedro a Francisco: igreja no interior de São Paulo tem imagens de todos os papas no teto


Igreja de Santo Antônio da Cachoeira, em Piracaia (SP), tem 266 quadros com os rostos dos papas no teto. Igreja de Piracaia tem todos os Papas pintados no teto
O teto da Igreja de Santo Antônio da Cachoeira, em Piracaia (SP), costuma chamar atenção de quem entra no local. Afinal, nessa parte do templo religioso há imagens de todos os papas. São 266 quadros com os rostos de cada um. De São Pedro ao papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com o pároco da paróquia, Marcos Augusto Monte, a igreja de Piracaia é uma das poucas no mundo que têm registros de todos os papas.
“Temos aqui, no centro do teto, a imagem de São Pedro. Aos seus pés, tem o quadro maior que é do papa que está no pontificado. (Quando há a troca) esse quadro é removido para o outro fique visível”, disse o padre.
Igreja de Piracaia tem o teto com imagens de todos os papas
Lucas Rangel/TV Vanguarda
Com a morte de Francisco, a igreja aguarda a definição do próximo papa para que seja pintado um novo quadro. A imagem de Francisco foi pintada por Wagner Luís Melo Silva, artista plástico de Piracaia.
Wagner fez a obra de arte em 2013. Até hoje, o sentimento daquela missão se faz presente na vida dela.
“É muito emocionante. A gente transpira alegria. Quando Deus dá esse dom para gente, temos que repassar esse dom fazendo as maravilhas tanto na igreja quanto na cidade”, afirmou.
Artista plástico Wagner Luís Melo Silva, de Piracaia
Lucas Rangel/TV Vanguarda
Na última segunda-feira (21), a igreja de Santo Antônio da Cachoeira recebeu visita de fiéis. Uma família de Caieiras (SP) esteve no local e ficou observando as imagens dos papas no teto da igreja.
“Fiquei muito triste com a notícia (da morte de Francisco). Ele foi um papa revolucionário. Quebrou muitas barreiras na igreja católica. Para mim, foi um dos papas mais importantes na minha vida”, disse a vendedora Maria Tereza Musselini Aguiar.
Veja mais sobre o Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.