Santa Catarina responde por quase 30% das cargas portuárias do país no início de 2025

Enquanto a movimentação de cargas nos portos brasileiros registrou retração no primeiro trimestre de 2025, Santa Catarina apresentou crescimento expressivo e consolidou sua posição como um dos principais polos logísticos do país.

De janeiro a março, os portos catarinenses movimentaram 16 milhões de toneladas, um aumento de 5,56% em relação ao mesmo período de 2024. No cenário nacional, houve queda de 1,92%, com movimentação total de 55 milhões de toneladas.

Os dados foram divulgados nesta semana pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e analisados pela Gerência de Portos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) de Santa Catarina.

“Esses números significam que passaram pelos portos catarinenses quase 30% de toda a carga movimentada no país. É porque aqui temos os melhores portos privados do Brasil. E temos também os melhores portos públicos, não por acaso são exatamente os dois que são administrados pelo Governo do Estado”, afirmou o governador Jorginho Mello.

O destaque ficou por conta do setor de contêineres. Santa Catarina movimentou 7,7 milhões de toneladas nesse segmento, o que representa um crescimento de 20,02% em relação ao mesmo período de 2024.

O desempenho supera em mais do que o dobro a média nacional, que ficou em 9,45%, com 38,9 milhões de toneladas.

No total, os portos catarinenses movimentaram 718,4 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), uma alta de 22,28%. No Brasil, o crescimento foi de 12,4%, com 3,6 milhões de TEUs. Dois portos do estado estão entre os cinco mais movimentados do país.

Santa Catarina responde por quase 30% das cargas portuárias do país no início de 2025
Créditos: Roberto Zacarias/SECOM

Para o secretário da SPAF, Beto Martins, o bom resultado é ainda mais relevante diante das obras em andamento.

“Esse desempenho dos portos catarinenses, especialmente no setor de contêineres, é muito significativo, pois atravessamos um momento de obras em Navegantes e, portanto, restrições em nossa capacidade. Mas com muito trabalho e eficiência logística os portos estão conseguindo atender as demandas e manter a produtividade”, destacou.

Portos mais movimentados do Estado

Na movimentação total em toneladas, o Porto de São Francisco do Sul liderou com 4,2 milhões de toneladas, seguido por:

  • Porto Itapoá: 4 milhões de toneladas
  • Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul: 2,54 milhões de toneladas
  • Portonave (Navegantes): 2,53 milhões de toneladas
  • Porto de Imbituba: 1,7 milhão de toneladas
  • Porto de Itajaí: 858 mil toneladas

Na movimentação de TEUs, o ranking ficou assim:

  • Porto Itapoá: 366,6 mil TEUs
  • Portonave: 263,6 mil TEUs
  • Porto de Itajaí: 58,5 mil TEUs
  • Porto de Imbituba: 29,5 mil TEUs

    >>LEIA TAMBÉM: Santa Catarina tem saldo positivo na geração de empregos no 1º trimestre de 2025

Os números reforçam o protagonismo logístico de Santa Catarina, mesmo em um cenário nacional de retração, e apontam para a importância dos investimentos contínuos em infraestrutura e gestão portuária.

O post Santa Catarina responde por quase 30% das cargas portuárias do país no início de 2025 apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.